Powered By Blogger

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Ao diálogo ou à guerra

Lula dá o que falar. Há tempos nosso atual presidente está em evidência. O encontro de hoje com o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, é apenas mais uma das aventuras da diplomacia brasileira.
A comunidade internacional parece que não está gostando muito da visita do novo "cumpadre" do Brasil. Pudera! O currículo do iraniano não é simpático.
Acontece que a postura dos críticos é muito cômoda também. Dizem que o Brasil pode dar a impressão de concordar com as idéias do presidente do Irã, o desgaste da imagem pode ser muito grande em relação aos acordos comerciais entre os países e que, por isso, não valeria a pena o esforço, enfim, essas coisas.
Tudo isso leva a pensar o seguinte: como é que se constrói um bom relacionamento entre nações, então? Será que o isolamento de determinados países não traz justamente o que temos tanto medo: terrorismo, fundamentalismos, guerras...? Sei que são questionamentos bem generalizados diante de uma situação cheia de detalhes histórico-econômicos complexos, mas seria bom prestarmos bastante atenção nesse "jeito estranho" de lidar com o Irã que o Brasil tem. Vamos ver no que vai dar...

Natta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário